Globosat HD que abrem na hora de jogos importantes

29/06/2012 16:03

 

As Olimpíadas de Londres estão chegando e junto delas uma bela novidade para quem tem TV por assinatura: serão disponibilizados 4 canais SporTV novos, todos em alta definição.
 
 
Ok. Isso já não é nenhuma novidade para quem acompanha nosso blog, e a frase inicial pode ser um pouco sensacionalista demais. De fato, não são 4 canais novos. Na verdade pouco podem ser considerados canais. Serão versões alternativas do canal Globosat HD que abrem na hora de jogos importantes (como na 
Pois bem, a Claro TV já recebeu em seu satélite mais uma versão do canal Globosat. Ela já disponibiliza aos seus assinantes a versão principal (que transmite Sportv HD, GVT HD, Canal Brasil HD e GNT HD). Além disso, a Claro testa desde 2011 o Globosat HD Alternativo, porém apenas internamente, sem disponibilizar para os assinantes normais. Nesse canal são transmitidos os jogos do PFC HD e as lutas do Combate HD/3D  além de testes esporádicos do futuro SporTv 3D. 
 
 
O novo canal já está operando no satélite, exibindo durante o dia uma mensagem personalizada da Claro TV, indicando que o canal abrirá 10 minutos antes dos jogos da Eurocopa. Pois bem, 3 canais HD já estão garantidos para as Olimpiadas, resta saber qual será o quarto. O triste dessa história é o seguinte: porque não estrear a versão fixa do SporTv HD, há tanto tempo primetida, o PFC HD/COMBATE HD, PFC HD 2, e mais um canal eventual para as Olimpiadas? Será que não há ainda demanda dos assinantes e programação no formato? Eu particularmente duvido que o problema seja esse.

 
 

Euro), ou que ajudam na cobertura de competições (como nas Olimpíadas).

 
Mas o objetivo do tópico dessa vez não é criticar a Globosat e seu descaso com os canais HD: já passou da hora do SporTv ter uma versão INTEGRAL em HD. O objetivo de hoje é criticar quem tanto foi favorável para que o pessoal da Globosat perde-se os direitos da Libertadores, por exemplo. Vejo tais canais como os que mais evoluíram na TV por assinatura. Ganharam 3 versões, várias competições, seu desdobramento criou o PFC e o Combate... Os narradores eram e ainda são muito bons... e a qualidade de imagem, mesmo nas versões SD, é infinitamente melhor que a tosqueira de um ESPN Brasil, por exemplo.
Então o que eu digo: primeiramente, a iniciativa dos 4 canais SporTv HD é louvável. Em segundo lugar, bons frutos com certeza serão colhidos, o principal é a criação do PFC HD 2, que pode abrir espaço para mais e mais canais em alta definição, mesmo que eventuais.
Só por isso já seria ótimo, mas ainda vem vindo um bônus: a Globosat planeja oferecer várias horas semanais de programação em 3D nesses canais. É isso mesmo, assim como já testado no início do ano em lutas do Combate e partidas de tênis, os assinantes com televisores compatíveis poderão usufruir do serviço.
Então para quem gosta de ver tv Sport tv, vai assistir com uma qualidade de imagem e som superior, as Olimpíadas serão um prato cheio.
 
Mas e os assinantes SD, como ficam?
 
Está prometido pela Globosat, que mesmo os assinantes SD terão acesso aos quatro canais SporTV nas Olimpíadas. Bem, isso não é nenhum milagre, pois com exceção da SKY, quase todas as operadoras possuem as 3 versões SD do Sportv, que serão simulcast a programação dos 4 SporTvs em HD. Quero ver o que a SKY oferecerá aos assinantes, mas o que deve acontecer é a disponibilização de um dos tantos canais eventuais (utilizadas para NBA League Pass, PFC e afins) para transmitir os 2 outros SporTvs restantes. Ou ainda ela pode usar as Olimpíadas para vender mais pacotes HD, forçando que os assinantes antigos migrem voluntariamente para a alta definição. Já os assinantes da Net HD, ou Net SD, por exemplo, deverão poder contar com ambas as opções em quase todas as praças onde seu sinal é disponibilizado. A Claro TV já se movimentou e acrescentou há uns 15 dias mais um Globosat HD eventual, totalizando três. Mas vamos aguardar para depois comentar.